28 maio 2015

Aniversário de Morrissey, o Vegetariano Incansável

Por Paula Moizes




Paul McCartney, Jay-Z, Travis Barker, Anthony Kiedis, Moby, Alison Mosshart,… A lista de artistas gringos vegetarianos só tende a crescer. Mas nenhum deles trava uma batalha tão forte contra o consumo de carne animal comoMorrissey. No aniversário de 56 anos do ex-líder dos Smiths, relembramos alguns de seus atos mais marcantes pelos direitos dos animais.








“Me tornei vegetariano quando tinha cerca de 11 ou 12 anos de idade. Minha mãe era vegetariana desde que eu me conheço por gente. Nós éramos muito pobres e eu pensava que carne era uma boa fonte de nutrição. Então eu aprendi a verdade”, contou Morrissey em entrevista à ONG PETA, de proteção aos animais, em 1985. Neste ano, o Smiths havia acabado de lançar o polêmico disco Meat Is Murder. Segundo o compositor, o álbum foi bem recebido no Reino Unido, mesmo que a faixa-título nunca tenha sido tocada nas rádios locais.

Os Smiths acabaram em 1987, mas não a luta de Morrissey. Não há informações precisas de que ele tenha passado de vegetariano para vegano (não come nenhum produto de origem animal), mas a verdade é que Morrissey D-E-T-E-S-T-A tudo relacionado à carne animal. 

“Comer carne é a coisa mais nojenta que eu posso pensar. É como morder a sua avó”, disse à PETA. Em 2009, Morrissey deixou o palco do Coachella dizendo que “o cheiro dos animais queimando está me deixando doente. Eu posso sentir cheiro de carne queimada… e espero que seja carne humana”.






Em seu último disco, World Peace is None of Your Business (2014), a faixa “The Bullfighter Dies” trata sobre a crueldade das touradas. Dos touros brutalmente feridos na Espanha à caça de focas no Canadá, Morrissey está sempre atualizado do que está acontecendo no mundo. E até no Brasil. Em seu blog pessoal, True To You, ele publicou recentemente este vídeo emocionante de uma criança brasileira que não aceitou comer o polvo servido em seu prato:

Depois de uma carta aberta ao ex-vice presidente dos Estados Unidos, e vegetariano também, Al Gore, pedindo para que fosse servido um menu vegetariano no evento Live Earth – shows e palestras em prol da conscientização ambiental -, Morrissey acabou conseguindo que o menu do seu show no dia 27 de junho, no clássico Madison Square Garden de Nova Iorque, seja sem carne.

Por falar em show, Morrissey deve se apresentar no Brasil neste ano. Segundo o jornalista José Norberto Flesch, ele já fechou contrato para voltar ao país. Será que vai ter menu vegetariano também?

Leia também 













Nenhum comentário:

Postar um comentário