11 março 2015

Van Gogh: Vida e Obra



Anti Celulite L´Occitane é na Sephora!
Clique e aproveite a oferta!
por e-Biografias

Vincent Van Gogh (1853-1890) foi pintor holandês. É considerado um dos maiores pintores de todos os tempos. Foi o precursor da pintura de vanguarda. Seus problemas de depressão o levaram a cortar a sua própria orelha.

Van Gogh trabalhou para um comerciante de arte na juventude, e passou a estudar teologia em Amsterdã, mas não conseguiu concluir o curso. Tinha dois irmãos, mas foi com Théo, um deles, que manteve uma boa relação. Foram através de suas cartas com Van Gogh que conhecemos muitos aspectos da vida do pintor.

Em 1886, foi para Paris e conheceu pintores como Toulouse-Lautrec, Paul Gauguin e Edgar Degas. O estilo impressionista influenciou bastante a pintura de Van Gogh. Mas a vida da boemia parisiense não era o que exatamente queria, por isso, foi viver no interior da França e onde pintou vários quadros até o fim da vida.

Van Gogh estudou pintura na cidade de Haia e começou a elaborar um conjunto de pinturas, a partir do cotidiano dos camponeses que observava no dia a dia. Lá, só conseguiu vender um único quadro em vida: a "Vinha Encarnada", por 400 francos.

Gauguin chegou a planejar com Van Gogh um centro artístico, porém, depois de vários desentendimentos, viajou de volta à Paris. Depois da viagem do amigo pintor, Van Gogh apresentou sintomas de depressão grave com fortes ataques violentos, chegando a cortar a própria orelha.

Os problemas mentais do pintor refletiram-se em sua pintura, que passou a mostrar pinceladas mais fortes, porém, pequenas. Foi internado num hospital, onde atirou no próprio peito e morreu três dias depois.


Obras de Van Gogh


A Igreja em Nuenen, 1884


Os comedores de Batata, 1885

A Casa Paroquial de Nuenen, 1885


Auto-Retrato com Chapéu de Palha, 1887






Terraço do Café na Praça do Fórum, 1888


A Casa Amarela, 1888

Barcos de Saintes-Maries, 1888


Os Girassóis, 1889


O Quarto de Van Gogh em Arles, 1889


Noite Estrelada, 1889



Auto-Retrato com Orelha Cortada, 1889





Nenhum comentário:

Postar um comentário