07 julho 2015

Arte Brazuca na Alemanha



Desde o início de setembro, quem anda por Frankfurt, na Alemanha, depara-se com trabalhos de 11 artistas brasileiros que foram convidados pelo instituto Schirn Kunsthalle para ocuparem as ruas da cidade. O projeto faz parte da programação paralela à homenagem da Feira do Livro de 2013 ao Brasil. É a primeira vez que Frankfurt tem a possibilidade de entrar em contato com a produção recente do graffiti brasileiro, que é visto internacionalmente como uma das cenas mais vibrantes e interessantes do mundo da arte de rua. 

A Street -Art Brasil tem curadoria de Carolin Köchling, que define essa vertente no Brasil como um grafite globalizado. "A cena do graffiti brasileiro é uma das mais prósperas e dinâmicas no mundo hoje. Em comparação com os europeus e norte-americanos, esses artistas não usam praticamente nenhuma escrita. Eles transmitem seus conteúdos enfaticamente políticos e históricos através de uma linguagem visual que lhes permite estabelecer um diálogo direto com os espectadores”, comenta.

“Colocados em pontos centrais da cidade, obras de grande escala vão deixar claro para todos que possam ver que o graffiti brasileiro é um importante veículo para a expressão da opinião pública, motivação política da contracultura e um movimento artístico diversificado, dinâmico e esteticamente profundo”, complementa Max Hollein, diretor do Schirn.

Participam da exposição Herbert Baglione, Tinho Nomura, Gais, Rimon Guimarães, Jana Joana & Vitché, Nunca, Onesto, Alexandre Orion, Speto, Fefe Talavera e Zezão. Veja aqui as fotos dos murais produzidos por esses artistas e abaixo um vídeo realizado pelo Schirn Kunsthalle sobre as ocupações urbanas.


























Leia também 







Nenhum comentário:

Postar um comentário