The Guardian
"Felizmente, nós também temos um monte de bandidos incríveis aqui", diz Lara, rindo. "Estamos mundialmente famosos por isso!" Conta a lenda que Rafael Caro Quintero, um chefe do cartel de drogas, ganhou notoriedade por encobrir seus crimes com atos de filantropia: financiamento de rodovias; construção de hospitais em áreas empobrecidas.
"O México é um país melodramático", explica ele. "Nós amamos drama, tensão e ironia. De certa forma, sua música é muito semelhante a uma telenovela. Eu não diria que as músicas de Morrissey são escritas para perdedores, mas elas são sobre as pessoas que nunca ganham, e, infelizmente, eu vivo em um país onde a gente sempre vem em quarto ou quinto em competições, nunca somos as estrelas do show. "
Essa identificação com o azarão - para não mencionar a capacidade única da Morrissey articular sentimentos de não pertencimento - é por isso que muitos de primeira e segunda geração de mexicanos-americanos se sentem tão fortemente ligados cantor.
A subcultura LA, em que Chicanos homenageam Morrissey tatuando suas fotos e letras foi destacado no documentário de William E Jones Is It Really So Strange?
Se essa história é antiga, ele continua: atualmente existem inúmeras estações de rádio e clubes noturnos que funcionam na cidade, para não mencionar uma noite Morrissey OKE em que mexicanos-americanos fazem fila para executar a música de Morrissey.
No ano passado, a banda de tributo Morrissey Sweet and Tender Hooligans , que vêm realizando desde 1992, encontraram-se tocando para uma multidão no estádio Rose Bowl, antes do amistoso entre LA Galaxy e Manchester United.
O vocalista da banda, Jose Maldonado, é conhecido como "o Morrissey mexicano" aponta para várias razões Chicanos identificam com o cantor, de suas raízes católicas ao seu amor de esportes da classe trabalhadora, como futebol e boxe.
O mais importante, diz ele, os mexicanos tendem a "gravitar em torno de assuntos emocionais da música e quem é mais emocional do que Morrissey? Embora os mexicanos resistam, emocionam-se com as letras que falam sobre amor não correspondido ou perda que Morrissey tão bem escreve.
Propaganda
A visão estereotipada da cultura macho latino pode parecer em desacordo com ambiguidade sexual de Morrissey e letras sensíveis, mas a música atua como um link para os corações mexicanos.
Lara cita Juan Gabriel, um ícone pop mexicano quem ele acredita que é muito semelhante a Morrissey em que "ele fala sobre nós que nos apaixonamos de uma forma muito bonita. Acho muito interessante que um país tão machista, um dos ícones de mais sucesso é aquele que joga coma sexualidade.
Lara se lembra de sua infância na Cidade do México dos anos 90. Nesta época as pessoas se dividiam entre The Cure ou The Smiths. Como DJ, ele estava ao lado das duas bandas, mas secretamente sua opção era mesmo Morrissey.
Parece que os mexicanos tem o clima em comum com os britânicos, já que é possível que no México chava 200 dias por ano. É possível que este seja o maior link dos sentimentos introspectivos e tristes de Morrissey com a cultura mexicana. O mundo todo vê o México como um pais ensolarado, mas essa é uma informação falsa.
Leia também
Nenhum comentário:
Postar um comentário