Amedeo Clemente Modigliani foi um importante pintor e escultor italiano. Nasceu em 12 de julho de 1884 na cidade de Livorno (Itália) e faleceu em 24 de janeiro de 1920 na cidade de Paris. De família judaica, Modigliani construiu quase toda sua carreira nas artes plásticas em Paris. Modigliani pertenceu a Moderna Escola de Paris (grupo de artistas que trabalharam nesta cidade no período entre as duas guerras mundiais).
Biografia (principais momentos da vida do artista):
- Ainda jovem foi estimulado na vida artística pela mãe que o levava para conhecer obras de artes em museus. Nesta fase, estudou artes plásticas no estúdio artístico de Guglielmo Micheli.
- Na infância, contraiu uma doença chamada febre tifóide, que gerou complicações em sua saúde para toda vida. Anos depois, contraiu também tuberculose.
- Em 1902, estudou na Escola Livre de Nus de Florença.
- Em 1903, foi estudar no Instituto de Artes de Veneza.
- Em 1906, foi morar em definitivo na cidade de Paris, grande centro cultural e artístico do começo do século XX.
- Em 1914, com o início da 1ª Guerra Mundial, tentou alistar-se, porém foi rejeitado em função de sua debilitada saúde.
- Em 1917, fez sua primeira exposição individual na Galeria Weil de Paris.A exposição, que durou apenas um dia, gerou muita polêmica, pois os nus pintados por Modigliani chocaram o público.
- Em 1919 teve uma filha (Jeanne) com o grande amor de sua vida, a pintora francesa Jeanne Hébuterne.
- Em 1920, o consumo de haxixe e álcool agravou sua saúde. Com tuberculose, faleceu em 24 de janeiro de 1920.
Principais características do estilo artístico de Modigliani
- Estudiosos de artes plásticas dizem que a obra de Modigliani não pode ser enquadrada em nenhuma escola ou movimento artístico da época. Afirmam que suas pinturas e esculturas possuíam um estilo único e autônomo. Porém, algumas características do expressionismo (deformação, por exemplo) aparecem nas obras deste artista.
- Modigliani buscou, em suas obras, "tirar a roupa" dos seres humanos e mostrar a alma. Neste contexto, os nus, principalmente femininos, formam grande parte de seu conjunto artístico.
- Os retratos de amigos e conhecidos também foram constantes no conjunto da obra de Modigliani.
- Valorizando cores como o vermelho e o amarelo, Modigliani buscou mostrar alguns sentimentos humanos ligados, principalmente, à tristeza e melancolia.
- Seus traços são simples, porém marcados por forte expressão.
Principais obras de Modigliani:
Nenhum comentário:
Postar um comentário