23 março 2015

Crônicas da Filosofia: Milagrices


Oi Gente, tudo bem?

Soube de vários  comentários tecidos sobre minhas ideias publicadas no post de um conhecido falando  do governo Dilma. Eu disse lá mais ou menos o seguinte:

"Acho que a presidenta deve ficar onde está..... corrupção é muito diferente do roubo de galinhas e só pode ser resolvido com prisão, educação e tempo."

E vou usar meu espaço para mais algumas palavras a respeito do assunto.

A politica é matéria obrigatória da filosofia, já que esta estuda e faz propostas para a sociedade e para vida. Não tenho qualquer partido politico. Não me interessa associar meu nome a partidos. Entretanto, a Filosofia é uma matéria que cabe em qualquer assunto, enquanto proposta e opinão. Boas ou ruins. Contra e a favor.  Para vida e para a morte.

E quando eu disse que a Presidenta deve ficar, não falei como petista, mas como pensadora. 

Senão vejamos: não muito distante no tempo e no espaço, o Brasil viveu seu momento de impechament com o ex Presidente e atual Senador, o 'caçador de marajás' Fernando Collor de Mello. 

Na época, a juventude do país de se mobilizou, foi as ruas e, de cara pintada de verde e amarelo, derrubou o Presidente.  Como consequência, amargamos mais alguns anos de um topete inexpressivo e, pra não dizer que nada se fez, desenterramos o Fusca..... rsrs 

Honestamente, às vezes acho que algumas lideranças misturam alhos e bugalhos. E sem pensar nas circunstâncias ou consequências, em nome de uma ideologia equivocada e fora de lugar, expõem o país a situações vexatórias. 

É como pensadora que digo o quê digo. Melhor, como pensadora me atrevo, despertando ódios e paixões.  Ossos do ofício. 

E antes que qualquer 'equivocado' leia e cogite a possibilidade de que meu desejo seja o de seguir os passos de Sócrates, informo que sou de família de longevos. Vão ter que me aturar!

Mas então, sobre o Governo. Presente e passado. 

O menino das Alagoas que mudou de esposa e se elegeu como Senador, lá esta, aparecendo de vez em quando na grande mídia, com discurso cuidadoso e, ao que parece, vivendo muito bem, obrigada. E o impechament do passado, registrado em mentes e mídia, mostrou aos adultos de hoje que politica é assunto complexo e pode ser muito doloroso.  Ridículo até!

Agora nova passeada, novos pedidos para a Presidenta. E minha pergunta é: vamos tirar de lá a Presidenta pra que ela um dia  se torne Senadora e continue vivendo bem e o esforço e cara pintada da juventude termine em constrangimento?

Acho que esse foi mais um movimento equivocado, se é que estamos falando apenas dos problemas que este governo tem enfrentado. Pelo pouco que ouvi sobre a tal operação lava jato, esse estado de coisa na Petrobrás vem há algum tempo. Penso que a Presidenta esta fazendo a coisa pelo melhor, ou seja, esclarecendo o assunto e punindo os responsáveis. 

No mais, defendo a ideia de que educação e tempo podem trazer equações proporcionais ao ônus dos impostos e taxas pagas para custear nossa estada onde quer que estejamos neste país. 

De fato, a pergunta que não quer calar cuja a falta de resposta e atitude vem nos dando prejuízos significativos é: como acabar com a corrupção? 

Como pensadora, de vez em quando, uso um artificio para descobrir uma resposta quando a pergunta é muito dificil. Eu mudo a pergunta. Então, se quando nos questionamos  como acabar com a corrupção e ficamos sem uma resposta pelo menos esperançosa, vamos mudar a pergunta que pode ser: em algum lugar do mundo a corrupção deixou de existir? Se a resposta for positiva, então temos que aprender com eles. 

Quanto aos partidos políticos da minha cidade e ou do país, coloco mais uma vez que estou a disposição, mediante contrato.

Inté,
Divarrah





Nenhum comentário:

Postar um comentário