06 março 2015

A Técnica da Aquarela


por Anildo Motta


Olá, bom dia caros amigo(a)s

Estou de volta depois de um longo tempo ausente no que se trata da atualização das aulas de pinturas com aquarelas é que tenho andado muito ocupado ultimamente e não tenho tido tempo para investir nesse projeto que consiste em ensinar passo a passo de forma totalmente gratuita diversas técnicas de desenhos e pinturas de retratos, aquarelas, pastel seco, lápis carvão, como pode comprovar nos diversos links no site, que o direciona para cada site com essas aulas que acabei de mencionar.

PUBLICIDADE SEPHORA
Embora eu tenha sofrido muita pressão e recebido diversos emails condenando-me por está efetuando esse tipo de trabalho, emails esses que me são enviados por diversos donos de sites e blogs que vendem na Internet informações dessa natureza e alegam que fornecendo essas informações de forma gratuita estou desvalorizando o meu trabalho e prejudicando os negócios de quem vive da venda dessas informações.

No caso são sites e blogs de artes plásticas que prometem milagres e nem se quer sabem trabalhar de forma profissional e verdadeira, porque se fosse o caso não teriam um comportamento tão egoísta e inconsciente.

Acredito que pelo facto de oferecer essas aulas de forma gratuita contribuo para a divulgação e manifestação da arte em todos os níveis ajudando as pessoas que não possuem condições financeiras para comprar essas informações e isso não me impede de poder também vender os meus trabalhos e viver dele como é o caso, sem ser necessário explorar as pessoas. Portanto para vocês donos desses sites, lamento mais vou continuar ensinando e passando os meus conhecimentos nessas áreas e vocês que aprendam a serem menos materialistas e se preocupem mais com a arte do que com os vossos bolsos. Portanto amigo(a)s, vamos a mais uma aulas.

Estou nesse momento morando em uma linda cidade ao norte de Portugal que chama-se Braga, possui paisagens lindíssima e é uma cidade muito hospitaleira com um povo muito alegre e de bem com a vida e que influenciou a minha estadia aqui, embora a cerca de 14 anos atrás eu tenha aqui estado durante algum tempo, por isso resolvi voltar.


Vamos pintar então a praça da Liberdade que se encontra no centro da cidade.

Com relação ao material como expliquei em aulas anteriores, quanto as tintas não vá compra-las nos chineses, ou seja, refiro-me aquelas aquarelas para as crianças usarem nas escolas, essas aquarelas como disse antes, são para as crianças brincarem não esperem conseguir com essa tintas efeitos tão belos e profissionais, embora essa é um questão muito relativa, a depender do talento uma pessoa até com o pior material pode acabar criando uma bela obra de arte, mais se não for o seu caso aconselho providenciar aquarelas de qualidade e também os pincéis.

Você poderá encontra-los com preços moderados, só tem que pesquisar bem. Atenção! não estou dizendo que você deve comprar tintas carissimas e sim tintas com qualidade o suficiente.
Segue a foto de algumas tintas em estojo que costumo utilizar:


Cotman






Van Gogh


Nas aulas anteriores tenho explicado de forma mais clara informações relativas aos pincéis e aos papeis para aquarelas.

Em primeiro lugar antes de começarmos a pintar como disse em aulas anteriores é necessário efetuarmos o desenho da paisagem como pode ver na foto.








Braga Praça da republica aguarela


Esses pontos amarelos suave em algumas áreas, trata-se do que chamamos de mascara de aquarelas, ou seja, é uma espécie de tinta plástica que serve para proteger a área em que é aplicada, para que a aquarela não possa pinta-la, depois removemos com o esfregar dos dedos e a área volta a cor original e pura do papel.

Caso você tenha dificuldade de desenhar somente olhando para a foto e copiando diretamente na folha, sugiro buscar na pagina: http://www.anildo-motta.com/desenho-de-retratos-a-lapis/#.UzfjoPmSyT8 algumas técnicas que facilitaram a execução do desenho, técnicas essas que envolvem: Pantografo, projetor de imagem, papel químico, quadradinhos…etc. Visite e veja qual a melhor que se enquadra a sua forma de desenhar.

Agora que o desenho está pronto vamos começar a aplicar as tintas. Repare que começo primeiramente pelo céu e o chão usando um pincel largo e molhando bem o papel antes da aplicação.







Braga pintura com aguarelas

Depois em posse do azul cobalto aplico a tinta no fundo usando bastante agua. Repare que as lâmpadas da avenida estão com uma cor branca. Na realidade apliquei o que se chama de “Mascara de aquarela” ou seja, é uma tinta especial plástica que evita que a aquarela pinte a área em que se encontra, e depois é possível retirar essa tinta plástica apenas esfregando com os dedos ficando assim a área branca do papel possibilitando usar uma outra cor para definir a lâmpada.




Braga pintura com aguarelas


Uso a azul cobalto escurecido com um pouco de siena escuro para aplicar a área do fundo dando a sensação de profundidade.

Depois usando o siena escuro aplico no outro prédio acrescentando as janelas de forma simples e sem muitos detalhes.




Praça da Republica em Braga com aguarelas




Braga pinturas com aguarelas




Braga pinturas com aguarelas

Com o azul da prucia misturado com um pouco de siena para escurecer faço os detalhes das janelas e portas do prédio com muito pouco detalhes.




Braga pinturas com aguarelas

Com o mesmo azul coloco os detalhes da torre da igrejas e demais detalhes como janelas e portas.




Braga pinturas com aguarelas


Depois acrescento o laranja par o rosto das pessoas e cores para as roupas como o violeta, amarelo nápoles e azul da prúcia.




Braga pinturas com aguarelas




Braga pinturas com aguarelas




Braga pintura com aguarelas


Depois de colocado todos os detalhes e acrescentado todas as sombras ai temos o nosso trabalho pronto. Peço desculpas se não consegui ser o suficiente sucinto na informação. Procure sempre usar muita agua na aplicação da tinta, não se esqueça que a aquarela não tem nada a ver com o óleo ou acrílico no qual usamos muita tinta. Na aquarela usamos mais agua do que tinta, ok? Esse é que é o segredo da pintura com aquarelas.


Espero que tenha gostado dessa aula e através das fotografias passo a passo possa ter uma ideia melhor da aplicação das tintas e da utilização da mesma. Agradeço que se estiverem de acordo com esse projeto, colabore divulgando o link do site na sua rede social partilhando com os seua amigos, ok? Assim vamos mostrar a esses capitalistas donos dos sites que vendem essas informações que ajudar também é uma boa forma de evoluir. Um abraço a todos. Até a próxima!





Nenhum comentário:

Postar um comentário