21 março 2015

Crônicas da Filosofia - O Sentido da Vida


by Divarrah

Oi Gente,tudo bem?

Para os leitores que não me conhecem pessoalmente e não sabem que sou autodidata, digo sim, também estudo Filosofia.

Nem sempre com o afinco e dedicação que eu gostaria. Talvez porquê no fundo perceba que a forma de passar algum pensamento de meu, deva me manter um pouco distante do pensamento dos outros. 

Hoje estava lendo as primeiras linhas de um dos livros de um filósofo brasileiro quando me ocorreram algumas idéiasinhas. Já ri um bocado com elas e se as escrevo aqui, além da importância do registro, fica também a possibilidade de divertir leitor que me prestigia com sua presença. 

Devo ainda colocar para meu leitor, distanciado dos conceitos, que a Filosofia trabalha tentando responder a perguntas sobre o ser humano enquanto espécie. E o texto que me inspirou fala sobre uma dessas questões, qual seja: qual é o sentido da vida?

De prima, respondi: o sentido da vida é pagar as contas!

Encontra-se no mundo do pensamento vários conceitos sobre qual seja o sentido da vida. Estou sabendo que algumas religiões defendem que o sentido da vida seja o aperfeiçoamento da alma, através de experiências vividas pelo corpo. Ou algo parecido. 

O autor que me inspira a escrever essas linhas, e não digo o nome dele porque acho que ele não gosta de se ver mencionado em textos alheios, disse em seu livro que 'não há sentido pra vida'. 

Penso que entendi o quê ele disse, tomando como base a premissa de que não existe um antes ou um depois para a vida que vivemos aqui e agora. Já que estamos aqui e agora, melhor viver o quê há pra viver, sem ficar pensando em céus ou infernos. Antes ou depois. 

Talvez, segundo nosso autor oculto, possamos considerar também que o inferno ou céu possam ser aqui e agora. Não sei ao certo. 

Atrevo-me a discordar o nosso autor e penso que sim, existe um sentido pra vida e este sentido seja o de pagar contas. Não menciono as contas morais, já que diante da abstração tudo é possível. Bastam criatividade e cumplicidade pra criar débitos morais. 

Me refiro realmente as contas em grana, tipo impostos, prestações e similares. 

Trocando em miúdos, estou pensando que alguma existência pra ser considerada vida, deva atender a uma série de requisitos básicos. Senão vejamos: pessoas que vegetam em hospitais estão vivas realmente? Elas produzem alguma coisa que outras pessoas queiram? Acho que não.

O quê seria vida ?

Se considerarmos que vida seja um estado onde o indivíduo participa de sua comunidade, então devemos considerar que ele pode arcar com as despesas da própria existência. 

Para algumas pessoas a sociedade concede a licença poética de ser sustentado por alguém ou por alguns bens. De forma legitima e honesta. 

Ou seja, a sociedade aceita e respeita algumas situações de vida onde as contas de determinada pessoa ou grupo sejam pagas por terceiros. No geral, as contas são pagas efetivamente com o fruto da produção de cada pessoa. 

Portanto, qual é o sentido da vida?

O sentido da vida é pagar as contas. De forma honesta e legítima dando ao indivíduo autonomia para decidir que experiências viver.

E você, o que pensa sobre o sentido da vida?

Inté, 
Divarrah




Nenhum comentário:

Postar um comentário