Aquarela é na Walmart. Clique e aproveite a oferta! |
por wikiHow
Guache é um tipo de tinta, e seu maior atrativo é que ela é à base de água. Além disso, é muito parecida com a tinta acrílica. Entretanto, por ser à base de água, rende de um jeito diferente da acrílica. Também pode ser descrita como tinta aquarela concentrada, que a faz ser mais pesada e mais opaca.
Decida se precisa de guache. Note que ela vem em pequenos tubos e potes; não é feita para cobrir grandes áreas com o pincel cheio. Também, lembre-se que, sendo a guache a base de água, ela será arruinada na tela se entrar em contato com a água, a não ser que você use verniz.
Comece com as primárias, vermelho, azul, amarelo, preto e branco. Adicione as cores que gosta e usará tanto que misturá-las você mesmo será ruim (eu sempre compro um verde brilhante e um roxo). Eu também sugiro que adicione um marrom ou um amarelo mostarda, essas cores ajudam quando quiser "envelhecer" uma cor.
Independente se for misturar uma cor, você sempre deve colocar a guache na paleta primeiro. Comece com pouco no pincel, e teste a grossura da tinta. Adicione água, em gotas, e misture. Sempre teste antes de usar. Se notar que a tinta está endurecendo, adicione um pouco de goma arábica e misture bem.
Especialmente se trabalhar com áreas pequenas, limpe o excesso de tinta do pincel. Preste atenção na base.
Espere até que as superfícies pintadas sequem antes de adicionar mais tinta em cima delas. A água na nova tinta reativará a tinta antiga; saiba que a cor escorrerá um pouco.
Quando terminar de pintar, envernize qualquer superfície que poderá ser tocada.
Envernize com cuidado, por cor. O verniz reativará a tinta e escorrerá também. Você pode refazer seus passos e envernizar apenas algumas cores por vez, ou ser rápido e destemido. Lembre-e sempre de limpar o pincel, pois ele absorverá tinta.
Dicas
Sempre espere que a cor irá escorrer, e não se preocupe. Um verniz em spray na primeira camada sempre ajuda a evitar que escorra, teste-o numa linha para certificar-se de sua técnica de spray. Siga as instruções na lata. Muitas camadas finas são mais fáceis de funcionar do que uma grande camada grossa que o líquido escorre e dissolve a cor.
Quando trabalhar em um projeto grande, a guache é perfeita pois ela pode ser hidratada novamente e usada outras vezes. Ajuda passar verniz em dias quentes e ensolarados. Ajuda tudo a secar mais rápido e reduz os danos.
A guache é fácil de limpar, com água e, ocasionalmente, sabão, de todas as superfícies. Entretanto, ela pode deixar alguns pigmentos nos dedos, então cuidado antes de tocar outras coisas.
Diferença entre Aquarela e Guache
O guache é uma aquarela opaca, porém elaborado numa consistência mais líquida por ser utilizada uma quantidade maior de aglutinante. Guache é uma palavra que provem do Italiano "Guazzo" que quer dizer tinta de água.
O termo foi originalmente cunhado no século XVIII, na França, embora a técnica seja muito mais antiga, sendo utilizada desde o início do século XVI. Seu grau de opacidade varia com a quantidade de pigmento branco adicionado à cor, geralmente o suficiente para evitar que a textura do papel apareça através da pintura, fazendo com que não tenha a luminosidade das aquarelas transparentes.
O guache é uma mistura de aglutinante (goma arábica) com pigmento, que resulta numa tinta de grande poder de cobertura. A tinta é tornada opaca pela adição de pigmentos inertes, como o gesso-cré ou o blanc fixe.
Diferencia-se da aquarela pela sua qualidade opaca, as cores claras podem ser colocadas em cima de outras mais escuras, desde que já secas. Diluído com água, até ter mais ou menos a consistência do azeite, ele pode ser aplicado sobre papéis e cartões variados que devem ter algum "corpo" para não se deformar.
Quadros em Guache
Nenhum comentário:
Postar um comentário