08 janeiro 2015

Profissão: Cartunista



O que é ser um cartunista?


Cartunista é o desenhista profissional que produz cartuns (cartoons). O cartum é um desenho humorístico que reúne características do cotidiano e as analisa criticamente, mas com um caráter leve e descontraído. O cartunista, na maioria das vezes, reproduz estereótipos, acontecimentos comuns, tipos sociais e cenas cotidianas, expressando sua opinião de forma humorística.

Para ser um cartunista é necessário que o profissional tenha talento para desenhar e que seja criativo.

O cartunista trabalha com a elaboração de cartuns e histórias em quadrinhos, e pode publicá-las em jornais, periódicos, revistas, em revistinhas próprias, na internet, etc. O mercado de trabalho para esse profissional vem se expandindo. A área de animações e de desenhos digitais vem se tornando cada vez mais promissora, isso por que as novas tecnologias fazem com que o trabalho seja mais realista e bem feito, além de poder ser utilizado em diversas áreas da produção digital.

O SENAC oferece o curso de DESENHO CARTOON e as matrículas já estão abertas. Além de tudo, se você fizer sua matrícula até hoje (11/novembro) você está concorrendo a um exemplar autografado pelo instrutor Lederly Mendonça do MSP Novos 50.

Na primeira aula do curso, o instrutor também irá sortear um exemplar autografado A Espetacular Arte de Desenhar Quadrinhos.

Quatro cartunistas estão entre os mortos no ataque em Paris


Os principais cartunistas da revista satírica francesa "Charles Hebdo", Georges Wolinski, Jean Cabut, Charb e Tignous, mortos no atentado à redação


Os chargistas da revista de humor Charlie Hebdo, Charb, Cabu, Wolinski e Tignous, morreram nesta quarta-feira no violento ataque terrorista contra a redação da publicação, confirmaram as autoridades. O mais recente post publicado pela revista em sua página no Twitter, pouco antes do ataque terrorista desta quarta-feira em Paris, foi uma charge satirizando o chefe do grupo terrorista Estado Islâmico, Abu Bakr al-Baghdadi. O desenho traz “bons votos” e deseja "boa saúde" ao jihadista.

Editor da publicação desde 2009, Stéphane Charbonnier, o Charb, já havia recebido ameaças de morte e vivia sob proteção policial. Ele havia sido incluído em uma "lista de procurados" da rede Al Qaeda após a publicação de caricaturas do profeta Maomé, em 2013. Charb, que tinha 47 anos, sempre insistiu que as charges satirizando o profeta eram peças de humor como quaisquer outras.

Georges Wolinski, de 80 anos, era um chargista muito querido na França e tinha uma longa carreira como colaborador na imprensa. Ele teve passagens marcantes pelo jornal Libération e pela revista semanal Paris-Match. Bernard Verlhac, o Tignous, tinha 57 anos e era famoso por suas charges políticas. Seu livro mais recente, 5 Ans Sous Sarkozy (5 anos sob Sarkozy, em tradução literal), retratando o governo do presidente Nicolás Sarkozy, foi um sucesso na França.

Jean Cabut, que assinava como Cabu, iria completar 77 anos no dia 13 de janeiro e também colaborou com diversas publicações ao longo de sua carreira. Nas décadas de 1970 e 1980, Cabu se tornou muito popular ao produzir desenhos para o programa infantil de televisão Récré A2.

G1


Pitaco 

Oi Gente, 

Estou chocada! Pelo conhecimento que tenho da profissão de cartunista, foi como assassinar 4 crianças irreverentes e habilidosas....

Independente dos fatos mencionados e dos fatos não mencionados, também acho que a palavra que precisa ser usada com mais ênfase é CONVIVÊNCIA. 

Qualquer pessoa com mais de quinze, já deve ter percebido que o exercicio de conviver não é uma coisa lá muito fácil. Para dizer o mínimo.  Mas se treinarmos desde cedo, quem sabe?

Inté,
Divarrah



Nenhum comentário:

Postar um comentário