12 janeiro 2015

Técnicas Diferentes para Pintar com Óleo





Muitos artistas não dão importância aos diferentes métodos de aplicação de tinta na tela - eles simplesmente começam a pintar e esperam o melhor. Um artista bem treinado estuda os diferentes métodos e técnicas de pintura, a fim de criar peças de arte bem esclarecidas e plenamente realizadas.


Sub pintura


A primeira camada de tinta é conhecida como sub pintura. Essas pinceladas são geralmente diluídas com solvente, monocromática e destinam-se a estabelecer a forma do tema da pintura, semelhante a um esboço. Elas são muitas vezes aplicadas rapidamente na tela com pincéis de tamanho médio e sem levar em conta os pequenos detalhes. Pequenos detalhes são preenchidos mais tarde, em camadas subsequentes de tinta.




Esfumaçamento


O esfumaçado é uma técnica aplicada sobre uma camada pré-existente de tinta seca. O artista aplica uma nova camada, grossa ou fina, de tinta com um pincel seco, permitindo que algumas partes da camada abaixo apareça.



Envernização


O verniz é uma camada de tinta diluída aplicada sobre uma camada de tinta seca. Ele é transparente o suficiente para permitir que a pintura abaixo seja mostrada completamente. Uma camada de verniz é mais suave e mais fluida do que uma aplicação esfumaçada de tinta.



Plumagem


A plumagem é feita por manchas de duas cores do mesmo tom, juntamente com um pincel seco, sem tinta, fazendo com que a fronteira entre as duas cores fique vaga ou indistinguível. Esta técnica também pode ser usada para suavizar as pinceladas de uma única cor sobre a tela, de modo que a tinta pareça ter sido aplicada numa camada única, em vez muitas pinceladas sobrepostas.




Wet-on-Wet (Úmido sobre úmido)


Wet-on-Wet (Úmido sobre úmido) não é apenas uma técnica, é um método completo de pintura. A fim de realizar uma pintura deste estilo, camadas de tinta são aplicadas sem permitir que as camadas anteriores sequem. Esta técnica é difícil, porque as camadas úmidas de tinta a óleo já na tela, tenderão a se tornarem turvas e confusas quando mais tinta for aplicada. O artista deve ter um bom conhecimento da teoria, das cores e do conhecimento do comportamento das várias cores de tinta a óleo, a fim de utilizar eficazmente esta técnica sem criar uma bagunça na tela.


Nenhum comentário:

Postar um comentário